Dia da Liberdade | 25 de abril de 2022
Dia da Liberdade | 25 de abril de 2022
22-04-2022 - 25-04-2022

Olá!

Sabias que no dia 25 de abril se comemora o Dia da Liberdade ?

Também conhecido por 'Revolução dos Cravos', este foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, liderado por António de Oliveira Salazar, e ocorreu no ano de 1974, de forma a estabelecer liberdades democráticas, com o intuito de promover transformações sociais no país.

No dia 25 de abril de 1974, explodiu a revolução. O início deste movimento foi dado na noite de 24 de abril, através da rádio. As músicas 'E depois do Adeus', de Paulo Carvalho e 'Grândola Vila Morena', de Zeca Afonso foram as senhas utilizadas que confirmaram o arranque da revolução.

Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas, composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial.

O movimento confiou os destinos do país à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado. Os militares fizeram com que Marcelo Caetano, o presidente da altura, fosse deposto.

A população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura de 48 anos, e distribuiu cravos aos soldados rebeldes em forma de agradecimento, dando assim origem ao nome 'Revolução dos Cravos'.

Para teres uma breve ideia de como tudo aconteceu, assiste ao vídeo que se segue.

Conhece o programa das Comemorações dos 48 anos do 25 de abril do Município de Gondomar ou aproveita para ires ao cinema assistir ao lançamento do filme Salgueiro Maia - O Implicado.

Viva a Liberdade !