
A saúde e a segurança dos nossos Colaboradores, Clientes e Consumidores é a nossa prioridade numero um, no desenvolvimento de todas as nossas atividades.
No setor da restauração, diariamente, temos implementados rigorosos procedimentos de higiene e segurança alimentar, no âmbito do plano de HACCP, conforme legislação em vigor e procedimentos internos de segurança alimentar.
Numa situação de epidemia, como a que decorre do Coronavírus, a Equipa de Gestão de Crise da Eurest Portugal tem reunido periodicamente, a nível internacional e nacional, para partilha de informações com vista à definição dos procedimentos a reforçar e a implementar, junto das nossas equipas, com vista a mitigar os riscos desta ocorrência, dando cumprimento às recomendações oficiais da OMS e DGS.
De acordo com as recomendações oficiais, como medida preventiva, foram canceladas todas as deslocações internacionais e reduzidas as deslocações nacionais, estando apenas autorizadas as que são estritamente necessárias ao bom desenvolvimento do nosso serviço.
Igualmente estabelecemos regras de conduta de viagens pessoais, tendo por base as recomendações oficiais.
No âmbito do nosso Plano de Contingência, temos envolvido toda a nossa estrutura organizacional, na comunicação e aplicação das ações a desenvolver, conforme previsto no nosso Plano de Contingência em anexo.
As informações constantes desta comunicação são assim do conhecimento de todas as nossas equipas e estão sujeitas a atualização de acordo com a evolução do quadro epidemiológico do COVID-19 e as orientações das entidades oficiais.
Sendo a higiene das mãos o fator mais importante das medidas de mitigação, comunicadas até à data, aproveitamos a oportunidade para informar que:
- nas situações em que é da nossa responsabilidade o abastecimento das saboneteiras dos lavatórios para higiene das mãos dos consumidores, foi substituído o sabonete existente por sabonete desinfetante.
- estamos a dar prioridade, à instalação de saboneteiras com gel desinfetante no inicio da linha ou do espaço de restauração, para desinfeção complementar das mãos ao longo de toda a linha de serviço, dado a existência de inúmeros pontos de contacto comum ex. esteira e apoios de self, puxadores de vitrines, mesas, cadeiras, palamenta, bebedouros, terminais de MB, …
Em simultâneo, todos os nossos procedimentos de higiene e desinfeção foram reforçados e os produtos de higiene, foram validados pelo nosso parceiro na área de higiene e limpeza Ecolab, encontrando-se de acordo com as indicações de higiene e desinfeção.
A OMS e a DGS não recomendam a utilização de máscaras como medida de prevenção; https://m.youtube.com/watch?v=MJmWJyWywIU&t=36s#menu, pelo que não existe qualquer norma interna para sua utilização.
Paralelamente, reforçamos a informação junto das nossas equipas, em que é absolutamente proibido deslocar-se para o local de trabalho, caso apresentem qualquer quadro de foro respiratório ou gastrointestinal, conforme já previsto no nosso regulamento interno e manual de procedimentos.
Mais informamos que, o nosso Plano de Contingência, foi comunicado ao nosso parceiro logístico, para aplicação transversal ao longo de toda a cadeia de abastecimento.
De acordo com o evoluir da situação, caso a caso, iremos definir as ações necessárias à boa realização do nosso serviço, com o objetivo de garantir, em parceria, um serviço de qualidade e segurança.
Neste processo, um ponto fundamental é a comunicação, pelo que caso tenham informações pertinentes sobre o tema, agradecemos que nos comuniquem, para podermos analisar e agir de forma célere.
Grata pela atenção, encontro-me ao dispor para qualquer esclarecimento complementar. '
Cumprimentos,
Beatriz Oliveira | Diretora | Direção da Qualidade e Direção de Operações Nacional Restauração Pública
Eurest Portugal, Lda Edifício Prime, Av. Quinta Grande, 53 - 6º Alfragide 2610-156 Amadora | Delegação Norte, Av. Sidónio Pais, 379 3º 4100-468 Porto
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