Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril
Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril
02-04-2020

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento do autor dinamarquês  Hans Christian Andersen (1805-1875).

A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

H.C. Andersen foi um escritor dinamarquês, autor de contos de fadas, autobiografias, romances, peças de teatro, poesia e relatos de viagem. Toda a sua obra está direcionada tanto para as crianças, como para os adultos. As suas criações são ainda hoje fonte de inspiração e de novas reflexões. A sua obra é fascinante, pela abrangência e por ter sido traduzida em inúmeras línguas. Esta popularidade reflete a capacidade única da sua poesia evocar emoções profundas nos seus leitores, independentemente da idade, sexo ou cultura.

Como é habitual, para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) disponibiliza um cartaz, este ano da autoria de André Letria, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2019.

 

Fonte: http://dglab.gov.pt/dia-internacional-do-livro-infantil-2020/

Site : Bertrand Livreiros

 

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições de autonomia, de cidadania e de sucesso na vida pessoal, escolar e profissional.


Ler é importante porque:

  • Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.  
  • A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.
  • As imagens, informações e ideias transmitidas através dos livros alargam o conhecimento do mundo.  
  • Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
  •  Os laços afetivos entre as crianças e os adultos que lhes leem tornam-se mais fortes.  

 

Conselhos importantes para as famílias:

  • Incluir os livros no dia-a-dia das crianças.
  • Tornar a leitura uma atividade divertida.
  • Guardar alguns minutos para ler.
  • Visitar Bibliotecas.
  • Oferecer livros às crianças.

 

É reconhecida a importância da familiarização precoce das crianças com livros e materiais impressos desde a primeira infância, contribuindo para o sucesso da aprendizagem formal da leitura e da escrita. Os primeiros contactos com a literatura são feitos essencialmente através da oralidade, com a leitura em voz alta, de histórias e de ficções audiovisuais, assim há um conjunto de atitudes que pode  ter em conta na formação dos pré-leitores.

Clique aqui e descubra 'Pais Formadores de Filhos Leitores - Educação Pré-Escolar'.

 

A efetiva aquisição da competência leitora exige não apenas a descodificação do texto mas a sua interpretação. Para que tal aconteça é necessário atingir níveis superiores de compreensão e uma prática constante da leitura durante vários anos. A escola em parceria com as famílias pretende desenvolver e incentivar o gosto pela escrita e pela leitura, assim e para que tal aconteça é fundamental que em casa esta prática seja uma realidade. Deixamos aqui algumas orientações para a leitura com as suas crianças do 1.º ciclo Ensino Básico

Clique aqui e descubra 'Pais Formadores de Filhos Leitores - 1.º Ciclo do Ensino Básico'.


O papel de mediador de leitura pode ser da responsabilidade de várias figuras, neste caso assumimos que são os pais ou os educadores que têm essa tarefa de orientação e coordenação na seleção das leituras e no acompanhamento do seu desenrolar. Gostaríamos pois, de chamar a atenção que cada leitor é único, deve ser posto em contacto com os livros mais adequados à sua forma de ser e de pensar!  


Sugestões de leitura LER Hans Christian Andersen (vídeo)

 

Cartaz do Dia Internacional do Livro Infantil