
O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996, e por decisão da UNESCO, no dia 23 de abril.
Comemora-se também nesta data o Dia do Direito de Autor.
A origem da sua comemoração remonta a uma velha tradição da Catalunha, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi), e recebiam em troca um livro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores mundiais, como William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de La Vega, desaparecidos em abril de 1616.
Também o mês de abril, mas de 2020, foi marcado pelo desaparecimento do escritor chileno Luís Sepúlveda, que apesar de nos deixar fisicamente, não nos deixou: nos sonhos, nas histórias e nos livros.
Para o escritor, o encontro entre o leitor e o autor é sempre único, 'não há dois leitores que leiam da mesma maneira o mesmo texto', como costumava dizer. É com esta magia que a literatura toca o leitor sempre que lê um livro, uma narrativa, uma história, nunca saímos de um livro da mesma forma que entramos.
Poucos contaram histórias como Sepúlveda, poucos nos fizeram viajar sem sair de casa como Sepúlveda, para que continuemos a voar nas suas palavras, deixamos-lhes aqui algumas sugestões de leitura.
Este ano, e devido ao distanciamento social, vai ser difícil oferecer uma rosa e um livro. Mas como a leitura não deve parar, deixamos alguns links onde pode descarregar, gratuitamente, um conjunto de obras para ler sem sair de casa, neste dia e durante o período de confinamento social.
- 10 Obras-primas da literatura portuguesa para ler (ou reler)
- Quer passar tempo e não sabe como?
Os livros transmitem informações essenciais, despertam entusiasmos e trazem memórias escondidas. Mas estes pequenos tesouros também revelam interesses e até traços de personalidade dos seus proprietários. Quem nunca ficou surpreendido ao olhar para uma estante repleta de livros?
Mas como devemos organizá-los? Por tamanho, por cor, por ordem alfabética?
Ficam aqui cinco sugestões de arrumação de forma a que descubra a que melhor se adapta a si.
Aproveite o tempo em casa para organizar as suas estantes.
#AFiligraninhaFicaEmCasa deseja Boas Leituras!
Ilustração de Capa:
Quadro Luis Sepúlveda, pintado pelo artista plástico gondomarense José Silva.
Fontes consultadas: