
O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio.
Neste dia, são homenageados todos os autores portugueses das diferentes áreas artísticas.
Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.
Vivemos numa sociedade materialista e individualista, que nem sempre reconhece os seus valores. Os autores, produtores de ideias, muitas vezes não recebem o crédito que merecem.
Foi com o objetivo de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que, desde 1982, se assinala este dia.
Para celebrar esta data, o projeto #AFiligraninhaFicaEmCasa propõe que conheças um conjunto de autores – os Autores DOuro – que nas diferentes áreas das Artes e com as suas obras, enaltecem o nome de Gondomar.
Recordamos ainda um dos maiores autores portugueses, Luís de Camões.
Os artistas vivem para sempre através das suas obras e das diferentes expressões que utilizam para comunicar as emoções. Uma forma de estarmos perto dos nossos autores preferidos é visitar os espaços que outrora serviram de habitação, os ambientes onde viveram e privaram com a família e com os amigos.
É possível reviver estes locais através da visita às Casas Museus, que com a ajuda da museografia nos ajudam a construir uma perspetiva real da vida da pessoa e do seu mundo!
#AFiligraninhaFicaEmCasa propõe a visita a algumas Casas Museus de Autores Portugueses:
- Casa Museu Júlio Dinis
- Casa Museu Guerra Junqueiro
- Casa Museu José Régio
- Fundação Eça de Queiroz – Casa de Tormes
- Casa Museu Miguel Torga
- Casa Museu Camilo Castelo Branco
- Casa Museu Teixeira Lopes / Galerias Diogo de Macedo
- Casa Oficina António Carneiro
- Casa Museu Ferreira de Castro
- Casa Museu Afonso Lopes Vieira
- Fundação Aquilino Ribeiro
- Casa Museu Fernando Namora
- Casa Museu João de Deus
- Casa Museu Vitorino Nemésio
- Casa Museu Vasco de Lima Couto
- Fundação José Saramago
- Casa Fernando Pessoa
- Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Neste dia, Ana Luísa Amaral e Valter Hugo Mãe vão falar em direto de poesia no #abreaspas. Esta iniciativa é promovida pela Porto Editora.
O autor Pedro Seromenho associa-se também a esta comemoração e realizará três sessões online para todas as escolas, bibliotecas, centros culturais e comunidades de portugueses espalhados pelo mundo.
Às 9h00 (de Portugal Continental) haverá uma hora do conto com ilustração ao vivo para a Europa, Macau e Timor-Leste. Às 11h30 será a vez do autor visitar os PALOP e, às 19h00, a viagem findará nas Américas (EUA, Brasil e Canadá).
Fontes consultadas: