Dia Mundial do Meio Ambiente - Moinhos de Jancido
Dia Mundial do Meio Ambiente - Moinhos de Jancido
05-06-2020 - 08-06-2020

O Dia Mundial do Meio Ambiente comemora-se anualmente no dia 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

A Filigraninha sugere para melhor comemorar este dia, promover uma boa prática ambiental no concelho que preserva o património cultural e a memória coletiva: os Moinhos de Jancido.

Ao longo do Ribeira de Cai Águas, em Jancido, podem ser observadas várias estruturas molinheiras tradicionais com as suas levadas e represas.

São moinhos de rodízio, formados por pequenos edifícios construídos em pedra de xisto, compostos por mecanismos acionados a água.

Estas estruturas têm mais de 200 anos, e são alimentadas pelo pequeno curso de água afluente do rio Sousa, que vai adquirindo caudal com a afluência de água proveniente das nascentes existentes ao longo dos seus 1000 metros de curso, desaguando no paradisíaco lugar de Cai Águas.

A água, outrora utilizada como regadio tradicional e sistema de moagem de Cai Águas, com base na partilha de água de consortes da aldeia de Jancido, era utilizada na rega dos emblemáticos locais conhecidos da população, como Lameiro, Cavadas e Ausenda.

Existem 8 moinhos de rodizio, distribuídos ao longo do da Ribeira de Cai Águas, cuja única função era a transformação do milho e outros cereais em farinha, para o fabrico do pão.

Estes moinhos são de proprietários distintos, tendo herdado os nomes das famílias proprietárias, designadamente o Moinho do Quintas, Moinho do Oliveira, Moinho do Capela, Moinho do Alves, Moinho do Caralhitos, Moinho do Almeida, Moinho do Crestina e Moinho do Garrido, de acordo com a sua localização geográfica, da nascente para a foz.

Durante a década de 70, estes moinhos progressivamente deixaram de laborar. O aparecimento dos moinhos elétricos levou ao abandono dos tradicionais moinhos de rodizio movidos a água. Existem memórias que o último a funcionar foi o moinho do Capela, em 1979.

No final de 2017, os moinhos de Jancido estavam em ruínas, até que um grupo de amigos, denominado 'Moinhos de Jancido', puseram mãos à obra e iniciaram o processo de recuperação e preservação dos moinhos. As suas ações incidem na limpeza e reflorestação da zona envolvente aos moinhos, assim como a sua recuperação.

Este grupo continua a sua atividade, tendo já efetuado a recuperação de seis moinhos, e desenvolvendo ações de voluntariado abertas à população, como a 'Plantação de Árvores em Família'. Este tipo de ações tem contado com uma participação muito positiva de voluntários e contribuído para a reflorestação e limpeza do local envolvente dos moinhos.

São várias as referências às boas práticas ambientais deste grupo, quer pela preservação dos edifícios molinheiros, das florestas envolventes, pela plantação de árvores e arbustos autóctones, assim como na preservação da vida animal, como a salamandra-lusitânica, a salamandra-de-pintas-amarelas, o tritão-marmoreado e a rã-ibérica.

Algumas entidades, como o Parque das Serras do Porto, o Projeto Futuro 100.000 Árvores ou a Autarquia de Gondomar, bem como nos meios de comunicação social, têm enaltecido o trabalho de recuperação deste património local.

Os Moinhos de Jancido nos media:

RTP | Jornal de Notícias | Correio da Manhã | Evasões | Universidade do Porto | Blog About Portugal

Também o sacerdote Tony Neves, um filho da terra, responsável mundial pelo Departamento da Justiça e Paz dos Missionários Espiritanos, em Roma, fala das memórias de uma infância passada neste local.

Não deixes de visitar este local paradisíaco! 

Sugerimos o percurso Linha de Midões e os Moinhos de Jancido

Também podes descarregar a aplicação Wikiloc e conhecer os trilhos dos moinhos de Jancido ou fazeres Geocaching A caminho da velha mina de Midões!

 

Segue a página dos 'Moinhos de Jancido' no Facebook e acompanha o trabalho deste grupo de amigos…