
No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento do autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil.
É reconhecida a importância da familiarização precoce das crianças com livros e materiais impressos desde a primeira infância, contribuindo para o sucesso da aprendizagem formal da leitura e da escrita.
O livro e a leitura são vetores e fatores essenciais na formação das crianças enquanto pessoas e, consequentemente, enquanto cidadãos, dentro de uma sociedade que se quer inclusiva e acessível para todos.
Só a leitura forma leitores! A formação de leitores é sempre desafiante, cada leitor é único e tem o seu tempo. O mediador de leitura tem um papel fundamental na motivação da criança para a leitura: deve ler com entusiasmo, utilizar e adaptar os recursos necessários à exploração do brincar aprendendo, e da descoberta de capacidades escondidas.
Porque a leitura não está desassociada das vivências do dia a dia, a Filigraninha sugere o livro: Guia extraordinário sobre o Coronavírus! Para crianças curiosas, acessível a todos e em vários formatos (audiolivro; vídeolivro; pictogramas; texto aumentado e braille), para que possam ler e aprender mais sobre este vírus que está a colocar o mundo de pernas para o ar.
Boas leituras!
Fontes consultadas: