Projeto: Atividade Escola Criativa – Aprender Fazendo
Projeto: Atividade Escola Criativa – Aprender Fazendo
11-01-2021

Integrado no Programa de Combate ao Insucesso Escolar, o projeto 'Atividade Escola Criativa – Aprender Fazendo' pretende motivar práticas de inovação e criatividade nas escolas do Município de Gondomar. Através deste, foram disponibilizados aos estabelecimentos de ensino kits CTEAM (Ciência, Tecnologia, Eletrónica, Artes e Matemática) e de Robótica, apoiados na programação e robótica bem como no uso de ferramentas 3D para todos os níveis de ensino desde a Educação Pré-Escolar até ao Secundário. A saber:

  • Programação e robótica: Através da programação de robôs adequados aos diferentes graus de ensino - e em articulação com os conteúdos programáticos - os alunos e professores são convidados a construir cenários de inovação pedagógica. Estes materiais e ações irão, por um lado, permitir a articulação entre saberes de diversas áreas disciplinares e, por outro, promover o desenvolvimento de projetos envolvendo programação, robótica e a impressão 3D.
  •  Impressão 3D: Os alunos poderão contactar com a impressão 3D, ferramentas e programas de desenho, aliada aos equipamentos de robótica existentes no agrupamento escolar.

 

Deixamos aqui alguns exemplos de vídeos com atividades a realizar na escola e/ou em casa para ocupares os teus tempos livres de uma forma criativa e dinâmica:

 Diverte-te a Aprender!