Dia Mundial da Saúde | 7 de abril de 2021
Dia Mundial da Saúde | 7 de abril de 2021
07-04-2021

O Dia Mundial da Saúde comemora-se a 7 de abril, tendo sido esta a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, sendo celebrado desde 1950.

Neste dia, alerta-se a sociedade para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, e, paralelamente, desenvolvem-se atividades promotoras do bem-estar das populações e promoção de hábitos de vida saudáveis.

Segundo a Constituição da OMS: 'A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. Gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir, constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político, de condição económica ou social.'

O ano de 2021 foi instituído com o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores, para celebrar e homenagear o papel fundamental dos profissionais de saúde em assegurar a saúde e o bem-estar para a população durante a pandemia, uma vez que este ano, estes trabalhadores têm demonstrado ainda mais dedicação, sacrifício e compromisso extremos para fazer o seu trabalho.

Como forma de homenagear o trabalho destes profissionais, surgiram diferentes manifestações de gratidão, em várias localidades. Um muito conhecido foi feito pelo artista plástico Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, no Hospital S. João no Porto com a eternização do rosto de dez profissionais de saúde.

O tema das comemorações deste ano do Dia Mundial da Saúde é 'Construindo um mundo mais justo e mais saudável', para apelar aos líderes mundiais para um consenso na eliminação das desigualdades sociais e de saúde, evidenciadas ainda mais pelo CoViD-19.

A Filigraninha deixa-te algumas curiosidades para aprenderes sobre a história mundial da saúde.

Também podes acompanhar as comemorações na Organização Mundial da Saúde AQUI