Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Campanha “Laço Azul"
12-04-2021 - 18-04-2021

O mês de Abril é o 'Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância', a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar, em parceria com a Divisão de Prospetiva Educativa da Câmara Municipal de Gondomar, respondeu ao desafio lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, com o objetivo de sensibilizar para esta questão.

A Campanha do Laço azul é assinalada mundialmente, pretendendo promover a proteção das crianças contra os maus tratos na infância. Esta campanha teve início na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie Finney, perdeu os dois netos, vítimas de violência. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia. O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.