Clica AQUI para me ouvires
A 20 de Novembro de 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção dos Direitos da Criança, tendo por base a Declaração dos Direitos da Criança proclamada em 1959, nesse mesmo dia. O documento foi assinado em 1990, por diversos países, incluindo Portugal.
A Convenção dos Direitos da Criança é um documento que declara um conjunto de direitos fundamentais das crianças, garantindo a promoção e proteção eficaz destes.
A convenção define quatro pilares fundamentais: não discriminação, supremo interesse da criança, participação, sobrevivência e desenvolvimento.
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens promove, anualmente, uma campanha de sensibilização que conta com a participação das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Com esta campanha pretende-se aumentar a consciência de todos acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança, a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.
Para assinalar esta data, convido-te a ver este vídeo e a aprender um pouco mais com os jogos, que preparei, especialmente, para ti: