Technovation Girls Portugal
Technovation Girls Portugal
12-05-2022

A importância da tecnologia na sociedade em que vivemos está em crescimento acelerado e generalizado. Contudo, ainda se verifica uma prevalência baixa do sexo feminino nesta área.

De forma a inverter esta realidade, o Município de Gondomar estabeleceu um protocolo com a escola de tecnologia e programação Happy Code para desenvolver o programa Technovation Girls. O programa consiste num concurso internacional de empreendedorismo tecnológico para raparigas dos 10 aos 18 anos, que tem como objetivo a procura de uma solução tecnológica para um problema comunitário

O projeto foi divulgado pelos agrupamentos de escolas do município, tendo resultado em 23 inscrições de alunas desde o 2º ciclo ao Secundário, dos Agrupamentos de Escolas de Rio Tinto n.º 3, Valbom e N.º 1 de Gondomar.

Entre fevereiro e março iniciou-se a ação de formação/capacitação na área da programação, com uma duração de 12h. Estas alunas foram apoiadas por um/uma mentor/a da área para desenvolveram a sua aplicação/projeto.

No final de abril, foram submetidos a concurso 4 projetos que estão a ser avaliados por um júri internacional até ao final do mês de maio. Em junho, serão apuradas as equipas que disputarão a meia-final, etapa esta que dará acesso à fase final a desenrolar-se nos Estados Unidos da América e que contemplará uma apresentação internacional no evento World Summit.