Assembleia Municipal e Executivo Municipal de Alunos de Gondomar e Aluno Autarca por um dia em Gondomar

A Assembleia Municipal, o Executivo Municipal de Alunos de Gondomar e o Autarca por um dia em Gondomar são programas que visam afirmar o conhecimento e o funcionamento dos órgãos autárquicos locais e envolver os jovens alunos em geral no processo de decisão democrática, incentivando a participação e a cidadania ativa.

Este programa insere-se numa visão, que nos une, em que as decisões tomadas hoje se traduzam num futuro melhor para uma geração D’Ouro.

Pretende incentivar o interesse dos jovens alunos pela participação cívica e política, valorizar a importância da sua participação e do seu contributo para a resolução de questões que afetam, individual e coletivamente, os cidadãos do município. Percorre todos os passos do processo eleitoral e dá a conhecer os órgãos autárquicos e a importância do exercício do mandato. Dá a conhecer e valoriza o processo de decisão dos órgãos eleitos em representação dos seus eleitores. Pretende, também, incentivar e valorizar a capacidade de argumentação, o respeito, a tolerância e a liderança no envolvimento da formação da vontade da maioria.

O programa concretiza-se com o acompanhamento durante um dia, por parte de um elemento do executivo camarário ao aluno eleito, mas também com a constituição da Assembleia Municipal dos Alunos através de duas sessões anuais, onde são elaboradas propostas de recomendação e aprovadas propostas no executivo municipal de alunos. É constituído um executivo municipal de alunos com duas sessões/ano onde poderão ser aprovadas propostas de recomendação.